Novidades nos Tratamentos Estéticos: Clareamento Dental, Lentes de Contato e Alinhadores Estéticos

Recupere o poder de mastigação e o convívio social com os implantes dentais
fevereiro 9, 2017
O que você gostaria de mudar no seu rosto sem recorrer à cirurgia plástica?
abril 20, 2017
Mostrar tudo

Novidades nos Tratamentos Estéticos: Clareamento Dental, Lentes de Contato e Alinhadores Estéticos

Novidades nos Tratamentos Estéticos: Clareamento Dental, Lentes de Contato e Alinhadores Estéticos


Conquiste ainda mais motivos para viver sorrindo

A todo momento nos deparamos com imagens de pessoas sorrindo, com dentes brancos e alinhados. Felizes, viajando com os amigos, praticando esportes, curtindo momentos com a família, enfim, vivendo intensamente.
Se você não está satisfeito com o seu sorriso e acha que necessita de uma melhora no visual, não se preocupe. Pode encontrar todas as soluções que precisa com o doutor Anacir Mendes Júnior, da Clínica Odontológica Santé Estética – Odontologia.
Confira algumas informações sobre o que há de novo na área da estética na Odontologia, começando por um dos tratamentos mais procurados, o clareamento.
Durante muito tempo, a dor era uma limitação para quem buscava o clareamento dental. Atualmente, existe um tratamento prévio ao clareamento que controla a sensibilidade. Outro avanço foi a utilização da nanotecnologia associada a um gel clareador. Isso ajuda a controlar a desidratação do dente durante o processo, auxiliando na diminuição da dor. Esses produtos, associados ao laser, proporcionam um tratamento mais seguro, mais rápido e menos dolorido.
Outro tratamento muito procurado é a aplicação das lentes de contato odontológicas. São pequenos fragmentos de cerâmicas aderidos à superfície dental. As lentes são indicadas para aumentar, fechar os espaços e alterar a forma e a cor dos dentes.
Essa técnica é muito usada no ramo artístico, por músicos, artistas e inclusive alguns jogadores de futebol. A grande vantagem é que precisa apenas de um mínimo desgaste dental, o que nem chega a ser necessário em algumas situações, quando é utilizada somente a colagem por cima do dente. O diferencial é a rapidez com que tudo é realizado: pode ser em até uma semana.
Já as facetas de resinas, embora não sejam uma novidade, são citadas por representarem uma alternativa mais viável aos tratamentos estéticos, quando comparadas com as lentes de contato. Tratam-se de substitutos eficientes em situações que exigem transformações rápidas – e que podem ser confeccionadas em apenas um dia, já que o tempo de tratamento é bastante inferior ao despendido com as facetas de porcelana.
Na Odontologia, é possível o paciente ter uma prévia de como ficará seu novo sorriso, utilizando simulações sobre a arcada de gesso (essas prévias são conhecidas como mock-up ou test drive) por meio das facetas de porcelana e das facetas de resina. É como na construção de um prédio, quando o arquiteto apresenta o projeto e a maquete antes da construção da obra.
Na área da ortodontia, por sua vez, de acordo com a doutora Andrea Palma, especialista em ortodontia, existem os alinhadores estéticos, que são placas transparentes e superfinas. Elas se destacam por serem praticamente invisíveis. As pessoas nem percebem que o paciente está usando aparelho ortodôntico.
Dessa maneira, é possível ter o sorriso dos sonhos sem utilizar braquetes e fios (que às vezes são incompatíveis com o estilo de vida, profissão ou atividades do paciente). Além disso, a própria pessoa pode retirar os alinhadores para comer beber, passar fio, escovar os dentes. E o melhor: é um tratamento que não machuca a boca.